top of page

Na hora de comprar seu Queijo Canastra, fique atento aos detalhes para não ser enganado!

queijo4.jpg

O Queijo Canastra é uma iguaria muito apreciada em todo o mundo, premiada internacionalmente e que conquistou o gosto de pessoas exigentes e o cardápio de restaurantes estrelados. Mas você sabe identificar e comprar um legítimo Queijo Canastra?

Com a enorme fama do produto, o que não faltam são produtores e marcas de queijos comuns que querem pegar uma caroninha na reputação do legítimo Canastra, embalando e vendendo queijos comuns como sendo um Queijo Canastra. Mas não seja enganado, não compre “gato por lebre”. Veja abaixo como identificar o legítimo Queijo Canastra, para poder apreciar seu verdadeiro sabor e história.

O Queijo Canastra é um tipo específico de queijo, produzido de maneira artesanal a partir de leite cru e coalho em fazendas localizadas na região denominada Serra da Canastra, em Minas Gerais. Sua história remonta ao século XVIII, quando produtores de leite locais precisavam fabricar o queijo como uma forma de armazenar o leite produzido.

As características únicas da região da Serra da Canastra, como clima, capim ingerido pelas vacas e qualidade da água, além do modo tradicional de produção e maturação do queijo, que aproveita o clima e os fungos locais, determinam o resultado final do queijo. O conjunto desses fatores locais é conhecido como “terroir”, um conceito muito utilizado para vários outros produtos, como o vinho, por exemplo. A existência desse terroir, que é único da Serra da Canastra, e que é impossível de ser reproduzido em outro local, confere aos queijos produzidos nesta região as características de sabor e textura que o tornam únicos.
Assim, para poder degustar as verdadeiras características de um legítimo Queijo Canastra, é necessário que o queijo adquirido tenha sido produzido na região delimitada da Serra da Canastra, área que compreende os municípios mineiros de São Roque de Minas, Medeiros, Vargem Bonita, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí e Piumhi.

Apenas os queijos produzidos a partir de leite cru, seguindo as técnicas seculares de produção local e em fazendas localizadas nesses municípios podem ser chamados de Queijo Canastra. Todos os outros queijos não têm esse direito e podem ser considerados produtos falsificados, e nunca devem ser comprados ou vendidos como sendo Queijo Canastra.

Para não errar na compra de um legítimo Queijo Canastra, siga essas dicas:

 

  • A principal indicação da origem é o município onde o queijo foi produzido. Compre apenas queijos produzidos nos municípios de São Roque de Minas, Medeiros, Vargem Bonita, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí e Piumhi, os únicos habilitados a produzir Queijo Canastra. Verifique na embalagem sua procedência.

  • Além do município, procure na embalagem os selos de identificação da região produtora da Serra da Canastra (veja imagem). Não são todos os queijos produzidos na Serra da Canastra que possuem esse selo, já que ele indica produtores associados à APROCAN, a Associação dos Produtores do Queijo Canastra. O selo é mais um indicador da procedência do legítimo Queijo Canastra.

selo queijo canastra.jpg

SELO DE INDICAÇÃO DE ORIGEM DA APROCAN
Fonte: Site da Aprocan

E se você visitar a região da Serra da Canastra, procure e visite as fazendas produtoras para conhecer o método de produção e comprar os queijos diretamente do produtor.

Observando esses cuidados você estará comprando um produto legítimo, de procedência, e valorizando os produtores que guardam a receita e a tradição do Queijo Canastra.

Site desenvolvido por A Serra da Canastra

Este site está em construção. Em breve você terá um portal completo sobre a Serra da Canastra

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page